O objetivo desta disciplina é introduzir os conceitos, arquitecturas, problemas e soluções relativas ao desenvolvimento de sistemas distribuídos. Na parte prática do curso serão abordados sockets, javaRMI e CORBA.

A disciplina de Gestão de Sistemas pretende debruçar-se sobre a administração de recursos em ambiente Linux. O objectivo será o de adquirir competências não só na administração do sistema como também na instalação e configuração de serviços de rede.

A disciplina de Redes Móveis pretende debruçar-se sobre as mais relevantes tecnologias de transmissão sem fios existentes actualmente. Destas destacam-se as redes celulares como o GSM, UMTS, DECT e TETRA, as redes sem fios de área metropolitana (e.g. IEEE 802.16), as redes sem fios de área local (e.g. IEEE 802.11), as redes sem fios de área pessoal (e.g. IEEE 802.15), os sistemas de satélites e os sistemas de broadcast sem fios como o DVB e DAB.

Escreva aqui um parágrafo que explique de forma concisa e interessante o que esta disciplina é.

(2008-2009)
Familiarizar os alunos com as principais ameaças e vulnerabilidades do funcionamento em rede. Analisar as principais medidas a adoptar para a melhoria da segurança das comunicações.

Escreva aqui um parágrafo que explique de forma concisa e interessante o que esta disciplina é.
Esta disciplina abordará tópicos relacionados com a transmissão de dados através de redes de comunicação cabladas e wireless de elevada capacidade. Na disciplina de Redes de Alto Débito serão abordadas as tecnologias DSL, Cabo, Fibra Óptica, WiMax, Ethernet 10GB, SONET/SDH. Os protocolos de encaminhamento RIP, EIGRP e OSPF serão estudados e implementados. As mais importantes técnicas de compressão utilizadas para comprimir dados nestas redes serão abordadas.