A unidade curricular de Tópicos Avançados de Bases de Dados (inserida na Licenciatura em Engenharia Informática), na continuação da unidade curricular de Bases de Dados, pretende aprofundar o estudo das bases de dados, abordar as questões de administração, optimização, programação no servidor (PL/SQL) e introdução à análise de dados.

Em Sistemas de Informação / Introdução aos Sistemas de Informação estuda-se a relação entre a Gestão e as Tecnologias e a importância de um sistema de informação na gestão do negócio. São apresentados modelos, técnicas e ferramentas que permitem conceber de forma sistemática e integradora as melhores soluções de Sistemas de Informação.

A disciplina de Redes de Computadores II pretende debruçar-se sobre os mecanismos de switching e encaminhamento. Serão abordadas os conceitos e configurações em switching, nomeadamente da tecnologia VLAN. Será descrito o conceito de encaminhamento sendo introduzido o encaminhamento inter-VLAN, estático e dinâmico. Neste último caso será abordado o caso particular do protocolo RIP. As tecnologias DHCP e NAT serão descritas e as respectivas configurações no IOS serão investigadas. No contexto da segurança serão abordadas as ACLs.

Esta unidade curricular incidirá sobre o processo de aquisição e manipulação de dados multimédia assim como o desenvolvimento de aplicações multimédia. 

In this curricular unit we will focus on the acquisition and manipulation of multimedia data as well as the development of multimedia applications. 

A unidade curricular de Gestão de Projecto pretende dotar os alunos de capacidades de concepção, planeamento e gestão de projectos, nomeadamente projectos de engenharia de software de nível 2 do modelo CMM (Capability Maturity Model) ou Spice. Procura-se aproximar os alunos da realidade profissional desenvolvendo projectos de diferentes dimensões e complexidades, percorrendo as diversas fases de um projecto até à sua conclusão.

A qualidade final de um projecto é obtida através de vários princípios, como um planeamento rigoroso, um controlo de alterações e configurações, uma gestão dos riscos inerentes, entre outros. Pretende-se a aquisição de competências através da aplicação prática e experimentação real das técnicas e métodos de gestão de projectos. Procura-se a integração e interacção em grupos de trabalho de grande dimensão, o desenvolvimento de dinâmicas de grupo,o trabalho cooperativo e a capacidade de lidar com questões sociais e organizacionais neste tipo de grupos.

Nesta unidade curricular serão abordadas as diferentes metodologias de desenvolvimento de software existentes, com principal enfoque nas fases de recolha de requisitos e design detalhado utilizando a linguagem UML.

In this curricular unit we will address the different existing software development methodologies with special focus on the stages of requirement analysis and detailed design using UML.