Um Sistema Operativo actua como um intermediario entre o utilizador e o hardware dum computador, sendo responsável por gerir a alocação dos recursos dum computador (e.g. CPU, memória, armazenamento de ficheiros, dispositivos de I/O) a utilizadores e programas, de modo a evitar possíveis solicitações potencialmente conflituosas. O objectivo desta cadeira é o de transmitir ao aluno conhecimentos relativos ao funcionamento dos Sistemas Operativos e a capacidade de desenvolver aplicações que façam uso do interface de programação dum Sistema Operativo.

Esta unidade curricular incidirá sobre o processo de desenvolvimento de páginas web do lado do cliente utilizando HTML, CSS e JavaScript/JQuery.

In this curricular unit we will focus on the main aspects related with the development of client-side web development using HTML, CSS and JavaScript/JQuery.

Em Programação , para além dos fundamentos teóricos, pretende abordar essencialmente a prática na programação orientada a objectos (POO) recorrendo à linguagem Java.

O desenvolvimento de aplicações implica o domínio do paradigma POO, nomeadamente os conceitos de classes, objectos, herança e polimorfismo, a capacidade de projectar e implementar aplicações gráficas, a manipulação de ficheiros (de texto e de objectos), bem como o uso de estruturas de dados dinâmicas (como vectores e dicionários).

A unidade curricular de Programação apresenta uma forte componente prática, baseada na aquisição do conhecimento e de competência pela experimentação, resolução de trabalhos práticos e desenvolvimento de projectos de programação.

A unidade curricular de Bases de Dados (inserida na Licenciatura em Engenharia Informática) para além dos fundamentos teóricos pretende abordar essencialmente a análise, concepção e construção de bases de dados relacionais em ambiente cliente-servidor.