Esta unidade curricular incidirá sobre o processo de desenvolvimento de páginas web do lado do servidor utilizando PHP+MySQL. 

This curricular unit will focus on the main aspects related with the development of server-side web development using PHP+MySQL.

A comunicação entre sistemas é apenas possível no contexto dum conjunto de regras - designadas usualmente por modelos ou arquitecturas de comunicação - que definem a interacções entre equipamentos e/ou modulos de programas. A disciplina de Redes de Computadores I pretende debruçar-se sobre as arquitecturas de comunicação OSI da ISO e TCP/IP. Enquanto que a primeira é um modelo de referência a partir do qual são importadas normas, técnicas e/ou tecnologias, a segunda consiste na arquitectura protocolar usada na Internet.

Programação Aplicada pretende abordar essencialmente a prática na programação orientada a objectos (POO) e desenvolvimento de projectos recorrendo à linguagem Java, sendo uma continuação da unidade curricular de Programação.

O desenvolvimento de aplicações implica o domínio do paradigma POO, a capacidade de projectar e implementar aplicações gráficas recorrendo ao Java Swing, a manipulação de bases de dados relacionais, bem como a comunicação em rede.

A unidade curricular de Programação Aplicada apresenta uma forte componente prática, baseada na aquisição do conhecimento e de competência pela experimentação, resolução de trabalhos práticos e desenvolvimento de projectos de programação.

Esta unidade curricular irá focar-se nos principais aspectos que deverão estar  presentes aquando do desenvolvimento de aplicações informáticas que tenham uma interface com o utilizador (modelação de utilizadores e tarefas, prototipagem, usabilidade, acessibilidade, etc.).

This curricular unit will focus on the main aspects related with the development of software applications with graphical user interaction (user ans task modeling, prototyping usability, accessibility, etc.).

Um Sistema Operativo actua como um intermediario entre o utilizador e o hardware dum computador, sendo responsável por gerir a alocação dos recursos dum computador (e.g. CPU, memória, armazenamento de ficheiros, dispositivos de I/O) a utilizadores e programas, de modo a evitar possíveis solicitações potencialmente conflituosas. O objectivo desta cadeira é o de transmitir ao aluno conhecimentos relativos ao funcionamento dos Sistemas Operativos e a capacidade de desenvolver aplicações que façam uso do interface de programação dum Sistema Operativo.

Esta unidade curricular incidirá sobre o processo de desenvolvimento de páginas web do lado do cliente utilizando HTML, CSS e JavaScript/JQuery.

In this curricular unit we will focus on the main aspects related with the development of client-side web development using HTML, CSS and JavaScript/JQuery.

Em Programação , para além dos fundamentos teóricos, pretende abordar essencialmente a prática na programação orientada a objectos (POO) recorrendo à linguagem Java.

O desenvolvimento de aplicações implica o domínio do paradigma POO, nomeadamente os conceitos de classes, objectos, herança e polimorfismo, a capacidade de projectar e implementar aplicações gráficas, a manipulação de ficheiros (de texto e de objectos), bem como o uso de estruturas de dados dinâmicas (como vectores e dicionários).

A unidade curricular de Programação apresenta uma forte componente prática, baseada na aquisição do conhecimento e de competência pela experimentação, resolução de trabalhos práticos e desenvolvimento de projectos de programação.

A unidade curricular de Bases de Dados (inserida na Licenciatura em Engenharia Informática) para além dos fundamentos teóricos pretende abordar essencialmente a análise, concepção e construção de bases de dados relacionais em ambiente cliente-servidor.